Defesa de Qualificação da Doutoranda Thuanne Braúlio Hennig – Junho/2024

04/07/2024 11:26

É com grande alegria que comunicamos a aprovação do projeto de tese da nossa doutoranda Thuanne, realizada no dia 17/06/2024. O estudo tem como título “Mecanismos de ação tóxica de misturas de nanopesticida com nanoplástico sobre diferentes modelos toxicológicos aquáticos.”

 

 

RESUMO: A nanotecnologia tem sido usada na agricultura na produção de novos insumos, como atrazina nanoencapsulada (nATZ), com o objetivo de reduzir impactos ambientais e aumentar a eficácia da atrazina. No entanto, o conhecimento sobre a toxicidade e risco da nATZ sobre organismos não-alvo ainda é incipiente. Ao mesmo tempo, ocorre a contaminação ambiental por plásticos, que pode derivar plásticos em escala nanométrica, causando impactos ecológicos adversos e também pode interagir com outros contaminantes presentes no ambiente, como a nATZ, podendo potencializar sua toxicidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos individuais e em mistura dos dois contaminantes de preocupação emergente, a nATZ e o nanoplástico de poliestireno (nPPS), em organismos de diferentes grupos.
RESULTADOS PARCIAIS: O trabalho foi segmentado em 3 capítulos.

Capítulo 1: Consistiu em uma revisão sistemática sobre os efeitos da nATZ em espécies não-alvo e a estimativa de concentrações protetivas utilizando a curva de sensibilidade das espécies (SSD). Esta etapa do estudo mostrou que células e algas são menos sensíveis à nATZ, enquanto microcrustáceos e nematoides são mais vulneráveis, indicando riscos para ecossistemas aquáticos e terrestres. A concentração protetiva para 95% das espécies não-alvo escritas na curva SSD incluiu todas as espécies analisadas.

Capítulo 2: Avaliou a influência do nPPS na toxicidade da nATZ sobre a macrófita Lemna minor em uma abordagem multigeracional. Foi verificado que a toxicidade da nATZ não é influenciada pelo nPPS no crescimento de L. minor, mesmo após várias gerações, e não foram observados efeitos claros de estresse oxidativo.

Capítulo 3: Investigou os efeitos tóxicos da nATZ e do nPPS, individualmente e em mistura, sobre o microcrustáceo aquático Daphnia magna e sobre a bactéria marinha Aliivibrio fischeri. Foi observado que a combinação de nATZ e nPPS pode resultar em toxicidade sinérgica para D. magna, prejudicando a sobrevivência, reprodução e desenvolvimento, além de causar estresse oxidativo nos organismos.
PERSPECTIVAS FUTURAS: Como fechamento do trabalho, no Capítulo 4, espera-se enriquecer a curva SSD gerada no primeiro capítulo para a nATZ com novas espécies, àquelas investigadas no presente projeto e com novas espécies provenientes de estudos mais recentes, dando origem a um estudo atualizado com maior discussão a respeito do risco e concentrações protetivas de nATZ para espécies não alvo.

 

Parabéns, Thuanne, por esta importante conquista!

Equipe LABTOX.